Últimas

6/recent/ticker-posts

Mortes por covid-19 voltam a subir depois de quatro semanas em queda

Regiões Norte, Sudeste e Sul tiveram alta

 Publicado em quarta-feira, 23 Setembro, 2020 - 23:03 Por Victor Ribeiro - Brasília

Depois de quatro semanas seguidas de queda no número de mortes causadas pela covid-19, o Brasil voltou a registrar aumento na quantidade de vítimas semanais da doença.


De acordo com o boletim epidemiológico semanal do Ministério da Saúde, de 13 a 19 de setembro, 5.322 brasileiros morreram por causa do coronavírus. O número é 6% mais alto que na semana anterior.


O número de casos acelerou mais rápido e subiu 10% em uma semana, com 212.553 diagnósticos positivos para a covid-19.


Ao analisar os número  nesta quarta-feira (23), o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Medeiros, não atribuiu os aumentos à abertura de atividades, nem à movimentação no feriado de 7 de setembro. Ainda de acordo com o secretário, os números podem refletir outros momentos da pandemia, já que parte das mortes e dos casos confirmados ocorreram fora desse período e foram contados tardiamente.


Medeiros destacou que o aumento da testagem pode ter influenciado nas altas de mortes e novos casos.


Desde março, o Ministério da Saúde tem aumentado, todos os meses, os testes feitos para detectar a infecção por coronavírus. Em agosto, pela primeira vez, a quantidade foi recorde, com 1 milhão e 67 mil exames ao longo do mês. A meta é testar 46 milhões de pessoas.


O levantamento do ministério aponta aceleração dos casos confirmados de covid-19 em todas as regiões na semana de 13 a 19 de setembro. A quantidade de mortes semanais aumentou nas regiões Norte, Sudeste e Sul, reduziu no Nordeste e permaneceu estável no Centro-Oeste.


Nesta quarta, o Brasil registrou 33.281 novos casos e 869 mortes causadas pela Covid-19. Desde fevereiro, 4,6 milhões de brasileiros tiveram diagnóstico positivo e 138.977 perderam a luta para a doença.


Edição: Ana Pimenta

Postar um comentário

0 Comentários